Sabe como é feito um teste de alergia de pele? Quais os principais sintomas da alergia e como tratar? Confira em nosso artigo!

Coceiras, vermelhidão, bolinhas brancas e avermelhadas na pele, tudo isso podem ser manifestações da alergia de pele em diferentes regiões, como mãos, pés, boca, braços, axilas, pescoço, pernas, costas ou barriga.

A alergia de pele pode ter diversos sintomas, como alergia a desodorantes, medicamentos, sol, picadas de insetos e até mesmo a protetor solar. O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos recomendados por dermatologistas.

Principais sintomas de alergia de pele

Os principais sintomas de alergia de pele incluem:

  • Coceira
  • Vermelhidão
  • Descamação
  • Irritação
  • Manchas ou bolinhas avermelhadas ou brancas

Esses sintomas podem aparecer poucos minutos após o contato com o alérgeno, mas também podem variar horas e até dias para se manifestarem completamente. Por isso, é importante tentar lembrar-se dos objetos ou substâncias que estiveram em contato com a região nos últimos 3 dias, para assim descobrir uma causa.

Existem alguns casos menos comuns e mais graves em que a alergia de pele pode levar ao aparecimento de sintomas graves como dificuldade para respirar e desconforto na garganta, sendo nestes casos muito importante procurar um atendimento médico.

O que fazer quando surgem os sintomas

Quando os primeiros sintomas aparecerem é preciso tomar medidas rapidamente, lavando com bastante água e sabão com pH neutro nas regiões da pele onde os sintomas de alergia estão se manifestando. Após lavar bem as regiões, é importante passar na pele produtos hipoalérgicos com calmantes, como cremes ou loções com camomila, alfazema ou babosa, para aliviar o desconforto e acalmar a irritação na pele, ajudando também a manter a sua hidratação.

Se após lavar e hidratar a pele, os sintomas não desaparecerem completamente após aproximadamente 2 horas ou se piorarem no mesmo período de tempo, é recomendado que consulte um dermatologista logo que possível para prescrição de medicamentos para o tratamento da alergia de pele.

O que pode causar a alergia de pele

A alergia de pele pode ter diversas causas, algumas delas são:

  • Picadas de insetos
  • Suor
  • Bijuteria
  • Intoxicação alimentar
  • Medicamentos ou alimentos
  • Plantas ou pelos de animais
  • Roupas, cintos ou alguns tipos de tecido como lã ou jeans
  • Substâncias ou materiais irritantes como detergente, sabão de lavar roupa, produtos de beleza e cosméticos, maquiagem, shampoo, desodorante, gel de banho, sabonete, cera ou mesmo creme depilatório.

São alguns sintomas que devem ser identificados e tratados e até mesmo ser evitados posteriormente.

Tratamento para alergia na pele

O tratamento recomendado para alergia de pele deve ser indicado por um médico dermatologista e o tipo de tratamento vai depender da intensidade dos sintomas. Normalmente o tratamento é feito com anti-histamínicos ou com corticoides, na forma de xarope ou comprimidos que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia.

Nos casos de coceira intensa, o médico também pode recomendar o uso de uma pomada para alergia, que vai hidratar a pele e aliviar a coceira e vermelhidão.

Como saber se é alergia de pele

O diagnóstico da alergia de pele pode ser feito com um dermatologista que avalia os sintomas manifestados na pele que pode ser confirmado por meio de um teste de alergia, que consiste em aplicar diferentes substâncias conhecidas por causar alergias na pele, deixando-as atuar entre 24 a 48 horas.

Após o tempo indicado, o médico irá observar se o teste deu positivo ou negativo, avaliando se ocorreu vermelhidão, coceira ou se surgiram bolinhas na pele, identificando também assim o agente responsável pela alergia.

Alergia de pele é mais comum na gravidez?

A alergia de pele na gravidez pode acontecer devido às alterações hormonais e do sistema imune que ocorrem naturalmente durante este período, o que pode deixar a mulher grávida mais sensível ao surgimento de uma alergia.

Nesses casos, é recomendado que tente acalmar a pele com cremes ou loções com camomila, alfazema ou babosa, por exemplo, que ajudam a aliviar o desconforto e a irritação da pele, e claro, logo que possível consulte um dermatologista.

Normalmente, a alergia de pele na gravidez não prejudica o bebê, porém se os sintomas forem intensos é recomendado procurar um especialista.

Agora que você sabe quais as principais causas e sintomas não deixe de procurar um dermatologista quando surgirem os primeiros sintomas. Baixe nosso App e agende agora mesmo uma consulta!

Sem comentários.