Recentemente o Salus lançou seu novo aplicativo!

O que houve com o antigo?

A Startup utilizou seu MVP (explico já já o que é isso) até sentir a necessidade de uma atualização completa do sistema de agendamentos.

Se pensarmos em uma lógica parecida de idade dos cachorros: Cada ano de um aplicativo hoje em dia, equivale à uns 15 de nós humanos, dessa forma, nosso App antigo já era um vovô e teve sua merecida aposentadoria após 3 anos de trabalho duro, agendando mais de 16 mil procedimentos.

 

O que é esse tal de MVP? O Salus usou isso?

Dessa maneira é interessante criar um MVP para que a empresa possa, testar e validar sua ideia antes de construir algo mais sólido e caro, o caso do Salus não foi diferente.

No início agendávamos apenas consultas, com um App minimalista. Era bem diferente do nosso recém aposentado; pouco a pouco fomos adicionando recursos à ele, conforme as coisas davam certo:

  • Especialidades recorrentes (psicologia, acupuntura…)
  • Exames
  • Odontologia
  • Check-ups
  • Vacinas

Assim foi possível testar cada uma das áreas aos poucos, sem apostar tudo logo de cara.

Por que criaram um App novo?

Nosso App antigo foi escrito em uma linguagem de programação, que pelo incrível que pareça, já é considerada antiga (Ionic v1), alguns de seus serviços (Plugins) começavam a apresentar falhas em dispositivos mais novos, ou foram descontinuados.

Além disso, o Salus possuía uma série de fatores que deviam ser melhorados e atualizados. Compensando mais parar o atual e iniciar um novinho em folha.

E o que há de novo?

Optamos em utilizar uma linguagem bastante consolidada, o React Native, mantido por uma “empresinha pequena” chamada Facebook. Com ela tivemos acesso a uma série de componentes atualizados, facilitando integrar o Salus com a maioria dos dispositivos e evitando uma tonelada de problemas antigos!

O Salus evoluiu também em sua experiência. 3 anos de mercado nos fizeram muito bem! Agora a dinâmica de agendamento está simplificada e fácil para o usuário. Uma série de recursos já estão programados para logo após seu lançamento.

Além disso, o novo App do Salus conta com um sistema robusto de Análise de navegação e falhas. Assim a equipe do Salus poderá analisar quais especialidades/exames estão sendo mais acessados para manter o número de profissionais sempre capaz de suprir a demanda; e corrigir falhas enquanto o usuário utiliza o App.

Quais foram os desafios?

Construir um novo aplicativo nunca é fácil. Mas foi a primeira vez que fizemos isso com outro rodando ao mesmo tempo. O desenvolvimento se torna menos livre, pois é preciso pensar nos usuários que estarão utilizando a versão antiga, fazendo com que o servidor entenda tanto o antigo quanto o novo se não: caos

 

Além disso, utilizamos novos componentes de análise e notificações (push notification), que são um desafio por si só, e nossa amada Apple que recusa versões novas dos aplicativos por motivos cada vez mais improváveis.

Ficamos muito gratos também por recebermos muita ajuda de nossos parceiros: Ez.devs e Firework que contribuíram muito para tornar esse projeto possível!

Achou legal?  Confira nosso Salus App ou Site. Acesse e agende sua consulta por preço mais acessível!

Sem comentários.