O que é mito e o que é verdade? Listamos 10 perguntas para te ajudar esclarecer as principais dúvidas sobre a dor nas costas.

Sente muita dor nas costas e não sabe o porquê desse incômodo? O sedentarismo, a má postura e dormir mal podem ser alguns fatores que fazem aparecer as dores nas costas.

Dormir no chão faz bem para a coluna? Será que estresse causa dor nas costas? Será que dores na coluna indicam doenças graves? Muitos mitos assombram e preocupam, principalmente quando aquela dorzinha custa a desaparecer. Mas o que é mito e o que é verdade sobre essas dores?

Para tirar algumas dúvidas, confira uma lista das principais questões sobre as dores nas costas:

1. O estresse causa dor nas costas?

Sim, essa dor geralmente afeta a região dos ombros e trapézio, que é o músculo mais tensionado nos casos de estresse e preocupações.

2. Dormir em colchões duros ou moles demais, ou no chão, pode prejudicar a coluna?

Sim. Em colchão mole demais a pessoa acaba ficando má posicionada gerando sobrecarga em alguns pontos da coluna e muitas vezes acorda com a sensação de que “tivesse apanhado” durante a noite.

No chão a pessoa não tem um bom posicionamento e acaba se virando muito por não estar em uma posição confortável, o que acaba prejudicando a qualidade do sono e pode ocasionar dores devido à pressão feita pelo corpo contra o chão.

3. Dormir de barriga pra cima pode dar dor nas costas?

Não, as melhores posições para dormir e não sentir dor nas costas é deitar com a barriga voltada para cima e lateral. Quem apresenta um quadro de dor na coluna deve evitar dormir com a barriga para baixo.

4. O repouso prolongado pode aumentar as dores na coluna?

Sim, dependendo da posição da coluna. Bastam alguns minutos em uma posição inadequada para gerar tensão, dores e consequentemente, uma lesão.

5. Cruzar as pernas pode prejudicar a coluna?

Sim. Com as pernas cruzadas o quadril fica mal apoiado no assento e a coluna se curva para fazer uma compensação, o que pode ocasionar dores com o passar dos anos.

6. O sobrepeso é um dos principais causadores de dor nas costas?

Sim, assim como o sedentarismo, a má postura e os fatores hereditários. Com o sobrepeso, as dores e a lesão são atribuídas à sobrecarga gerada na coluna. Como o excesso de peso, principalmente na região abdominal, ocorre um aumento na lordose lombar e consequentemente temos a sobrecarga e dor.

7. Excesso de exercício físico pode lesionar e provocar dores na coluna?

Sim, com a sobrecarga nos músculos e articulações pode gerar lesão e dor.

8. Permanecer muito tempo em pé dá dor nas costas?

Sim, ficar na mesma posição pode provocar um enrijecimento da coluna vertebral e tensão muscular, a consequência pode ser uma dor forte na região.

9. As dores nas costas pioram com a idade?

Não, uma pesquisa realizada pelo Jornal Chiropractic Manual Therapy conclui que a dor nas costas é comum em todas as idades, e que elas não se agravam conforme a pessoa envelhece.

10. Salto alto é prejudicial à coluna?

Sim, o salto pequeno, de até 4 cm, faz bem à postura. Acima disso, é prejudicial, pois a coluna tende fazer uma curvatura para trás para manter o equilíbrio.

Nossas dicas ajudaram a esclarecer suas dúvidas? Você sente muita dor nas costas e não sabe o que fazer? Que tal agendar uma consulta com um especialista através do nosso aplicativo Salus? Baixe gratuitamente agora mesmo!

Contamos com diversas especialidades médicas em nosso aplicativo, além de profissionais que podem ajudar aliviar suas dores nas costas, como Fisioterapeutas, Quiropraxistas e Acupunturistas. Entre em nosso App e conheça!

Sem comentários.