Nosso hábito é jogar as cascas das frutas, verduras e legumes fora, mas você sabia que com esse ato estamos descartando vários nutrientes que fazem bem para nossa saúde?

A casca da maça, por exemplo, é rica em vitaminas do complexo B, ácido fólico e substâncias bioativas, que mantêm as células jovens. As maças com casca vermelha são ricas nestes nutrientes, já a casca da maça verde é mais rica em pectina, uma substância que diminui o colesterol.

As cascas de vegetais também são ricas em fibras. Por exemplo, as cascas da batata doce e da abóbora são ricas em fibras e ajudam no funcionamento do intestino. Esses vegetais podem ser assados ou cozidos junto com a casca.

Outro alimento que tem poder em sua casca é a banana. Ela é rica em fibras prébióticas, que aumentam as bactérias boas no intestino. Uma forma de usá-la é na preparação de bolos e tortas, mas antes a casca deve ser lavada.

A casca da uva é rica em resveratrol, substância que preserva a juventude, vitaminas do completo B, zinco e selênio. Previne problemas cardiovasculares e o envelhecimento.

Segundo uma pesquisa realizada pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) em parceria com o SESI, na casca da goiaba, possuem três vezes mais proteínas e 40% mais fibras do que a polpa.

As cascas do mamão e da banana apesar de serem nutritivos não podem ser consumidas cruas, mas podem ser úteis em preparação de doces e farinhas.

Com a utilização das cascas evitamos o desperdício e aproveitamos tudo o que os alimentos podem nos oferecer de nutritivo. Elas podem ser aproveitas de diversas formas: na produção de farinhas, sucos, bolos, ensopados e até mesmo servidos como aperitivos, como a casca da batata, servida frita.

Lembre-se sempre de fazer uma boa higiene antes de ingerir as frutas com casca. Não basta apenas coloca-las em água corrente, para eliminar as larvas, insetos e bactérias, coloque os alimentos de molho, por 15 (quinze) minutos, em uma solução com uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Depois, lave em água corrente, passando uma escovinha na casca para remover o excesso de agrotóxicos.

Veja os benefícios da casca de alguns alimentos:

Abacaxi – Rico em vitamina C e bromelina, uma substância que atua no processo enzimático da digestão de proteínas pelo estômago.

Abóbora, cenoura, manga, mamão – Possui betacaroteno. Presente nos vegetais amarelos tem ação antioxidante e reduz o risco de câncer e doenças do coração e dos vasos sanguíneos.

Banana – A casca da banana é rica em fibras e luteína, antioxidante que protege os olhos contra a exposição ultravioleta e combate a catarata.

Berinjela – Rica em antocianina e minerais como potássio, magnésio e fibras. A antocianina retarda o envelhecimento do cérebro.

Batata – Tem fibra, potássio, ferro, fósforo, zinco e vitamina C.

Morango, cereja, uva, amora– Possui um pigmento chamado antocianinas. Ajuda a evitar doenças cardíacas e câncer.

Kiwi – Tem três vezes mais antioxidante que a polpa. Dica: ao fazer suco, bater o kiwi com casca. Depois do suco pronto, adicione laranja para melhorar o sabor. O suco de laranja não deve ser batido porque perde a Vitamina C. Essa vitamina é muito sensível ao calor.

Pera, maçã, ameixa, pêssego– Atuam no bom funcionamento do intestino.

Frutas cítricas – Além de bastantes fibras, a casca possui mais antioxidantes que a polpa. Ajuda a reduzir o colesterol.

Quer ter uma alimentação balanceada e saber mais sobre a nutrição dos alimentos? Agende uma consulta com um Nutricionista, baixe nosso Aplicativo Salus e aproveite os preços acessíveis dos nossos parceiros.

Sem comentários.