Muitas pessoas não tomam o devido cuidado com os olhos, não procuram um oftalmologista quando sintomas diferentes aparecem. Mas é importante lembrar que várias doenças oculares têm prevenção e basta consultar um especialista de confiança para que o acompanhamento e o tratamento sejam feitos da maneira mais eficaz.

Vale lembrar que usar colírios sem prescrição médica e fazer óculos de grau sem consultar um oftalmologista são erros que podem resultar em problemas graves na visão.

Sabia que manter uma alimentação saudável e monitorar doenças como diabetes e hipertensão são algumas das maneiras de cuidar da saúde dos olhos? Isso mesmo, comer bem também é uma forma de cuidar da saúde dos nossos olhos. Aliás, demos algumas dicas de como manter uma alimentação mais equilibrada em outro artigo, clique aqui para conferir.

Mas afinal, quais são as doenças oculares mais comuns no Brasil e seus principais sintomas? Separamos as 6 mais comuns! Vamos lá:

  • Astigmatismo

Uma córnea normal é redonda e lisa, mas a curvatura da córnea das pessoas que possuem astigmatismo é mais ovalada. Isso interfere na maneira como elas enxergam, por isso, quem tem essa doença tem a visão embaçada e enxerga uma imagem distorcida. É uma das doenças oculares mais comuns no Brasil e pode afetar desde crianças até pessoas de idade.

Um dos tratamentos é o uso de óculos ou lentes de contato, que evitam enxaquecas e cansaço nos olhos.

  • Catarata

É uma das doenças que mais atingem pessoas com mais de 40 anos e pode ser diagnosticada com facilidade desde que a consulta seja feita com um oftalmologista qualificado. Quem tem catarata tem a visão embaçada, dificuldade para ler e necessidade de luz para enxergar com mais nitidez. O tratamento indicado é a cirurgia, que é rápida, mas é muito delicada.

  • Conjuntivite

É uma das doenças oculares mais comuns. A conjuntivite é um processo inflamatório que ocorre na conjuntiva, que consiste em uma membrana que cobre a região branca do olho e a superfície interna das pálpebras. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou alergias. Os principais sintomas dessa doença são: vermelhidão, coceira e inchaço nas pálpebras. Após o diagnóstico, o tratamento é feito com colírios com antibiótico e compressas de soro fisiológico para limpeza.

  • Glaucoma

É uma das doenças oculares mais sérias. Sem o diagnóstico e tratamento adequados, o paciente pode ficar cego. A doença faz com que ocorram danos irreparáveis no nervo óptico, que é o responsável por levar as informações visuais até o cérebro. O tratamento tem como o objetivo reduzir a pressão nos olhos e isso pode ser feitos com medicamentos ou até mesmo cirurgias.

  • Miopia e hipermetropia

A miopia e a hipermetropia ocorrem porque o comprimento do olho é maior ou menor que o normal. Nesse sentido, a imagem se forma fora da retina e consequentemente às pessoas têm dificuldade para enxergar.

São doenças que atingem desde crianças até adultos. O tratamento pode ser feito por meio de óculos, lentes de contato ou cirurgias.

Com a miopia, enxergar objetos distantes é difícil. E quem tem hipermetropia sente desconforto ao focar imagens muito próximas.

  • Presbiopia

Segundo especialistas, a presbiopia atinge 90% dos brasileiros. É mais conhecida como vista cansada e causa dificuldade de focalizar um determinado objeto de perto, principalmente letras e números.

Em muitos casos o tratamento pode ser feito com óculos e lentes de contato. Existem também opções cirúrgicas para corrigir o problema.

 

Essas são as 6 doenças oculares mais comuns no Brasil, você tem algumas delas? Tem consultado regularmente um oftalmologista? Você pode agendar uma consulta usando o nosso app! Clique aqui para baixar agora mesmo e conferir nossos especialistas disponíveis.

Sem comentários.