Correria, preocupações, estresses, cansaço, dores… fatos do nosso dia a dia que geram tensão, desânimo e até mesmo problemas de saúde. Mas o que fazer para aliviar tudo isso? Já ouviu falar em massoterapia?

Massagem terapêutica ou massoterapia é um tratamento de saúde através de diferentes técnicas de massagens. O profissional desta área estuda técnicas para a aplicação correta e assim, tratar problemas de saúde efetivamente.

Através da massoterapia é possível tratar problemas de saúde, e alguns já foram comprovados cientificamente.

A massagem terapêutica pode ser mais eficaz do que a acupuntura e quiropraxia na redução da dor nas costas. A massoterapia pode reduzir também dor associada com enxaquecas, parto, câncer e fibromialgia. E um dos motivos é que a massagem tem sido mostrada como forma de reduzir o hormônio do estresse, o cortisol, e aumentar os hormônios de alívio da dor, como dopamina e serotonina. Essa mudança hormonal faz com que o coração bata mais lento, a pressão arterial caia e os receptores de dor sejam bloqueados, causando assim uma sensação de alívio e leveza.

O cortisol pode diminuir as defesas do organismo, e como a massagem diminui a liberação desse hormônio, ela reforça as células do sistema imunológico e ajuda a combater doenças. Mas antes de procurar um massoterapeuta, o paciente com sistema imunológico comprometido deve primeiro buscar a aprovação de seu médico.

A massagem terapêutica é bem reconhecida como forma de reduzir a ansiedade em mulheres com anorexia, crianças com depressão e a ajudar pessoas que querem parar de fumar. Além disso, descobriu-se que a massoterapia teve efeitos imediatos e positivos em pacientes psiquiátricos internados agudamente com estresse e ansiedade.

Para muitos a hora de dormir é a mais relaxante e calmante do dia, mas nem sempre se tem uma noite de sono agradável e constante. Pois, quando dormimos nosso sono passa por ondas cerebrais que mudam durante estágios do sono. Mas como a massoterapia pode ajudar a dormir melhor?
A massagem terapêutica pode aumentar ondas delta, ou seja, ondas que estão ligadas com a parte profunda do sono, permitindo assim que muitos clientes adormeçam na mesa de massagem, e posteriormente ajudando-os a dormir melhor à noite e efetivamente tratando alguns distúrbios do sono.

Não só para adultos a massoterapia traz benefícios, em bebês prematuros pode ser uma maneira custo-efetiva de ajuda no ganho de peso. Estudos comprovaram que prematuros que receberam breves períodos de massagem terapêutica por cinco dias ganharam 53% mais peso por dia do que o grupo controle, o que reforçou estudos anteriores, os quais mostraram resultados semelhantes após 10 dias de massagem terapêutica.

Outra forma de ajuda da massoterapia é no estímulo a circulação de sangue em áreas lesionadas e assim, auxilia uma cura mais rápida, melhora o processo de cicatrização, ajudando atletas e trabalhadores a voltarem à ativa mais rápido.

Salus e massoterapia

Ficou com vontade de fazer uma massoterapia? Com o Salus é possível agendar agora mesmo! Temos parceiros que oferecem esse trabalho e podem te ajudar a aliviar a tensão, estresse e dores com preço acessível.

Baixe nosso aplicativo e agende uma consulta.