Vivemos em um mundo onde a rotina incessante do vai e vem do trabalho, da escola, da faculdade, dos compromissos e da tecnologia imperam e interferem significativamente em nossa saúde emocional. Não há como fugir de tudo isso e muitas vezes o stress chega com força arrebatando toda nossa energia. Mas o que fazer quando isso acontece?

Fácil dizer: aperte o botão do “pause”, mas e se você não possui forças nem para isso?

Há várias formas de se auto avaliar quando sua vida não vai bem:

  • Se você percebe que seu rendimento no trabalho não está tão desejável como antes;
  • Se sua vida conjugal está passando por crises;
  • Se você se irrita facilmente com as pessoas;
  • Se seu corpo se cansa facilmente;
  • Se chora constantemente e talvez sem motivos aparentes;
  • Se está com alguns problemas físicos ou dermatológicos;
  • Se sua autoestima está baixa;
  • Se sua memória e concentração não estão funcionando muito bem.

E se você se identificou com a maioria dessas afirmações, está mais do que na hora de refletir sobre tudo isso que está aparecendo em sua vida e encontrar alternativas para driblar todo esse stress com ajuda de um profissional especializado.

Mas o que é stress e como tratá-lo?

O stress é um estado de tensão exagerada que pode dar chance às doenças ocorrerem devido a uma redução no sistema imunológico e, estando em excesso no seu nível mais grave e não tratado, pode evoluir para doenças mais graves, tais como o infarto. Então todo cuidado é pouco!

Para evitá-lo é importante ter uma boa qualidade de vida incluindo, atividades de lazer, relaxamentos, uma alimentação equilibrada, atividades físicas, contato com o mundo social e amizades saudáveis.

Às vezes os recursos individuais de cada um não colaboram para que você consiga lidar com toda essa situação, e é quando se torna essencial a ajuda de um profissional de psicologia para se cuidar. Algumas vezes também será necessário o acompanhamento de um médico especialista para uma medicação.

Há várias formas psicoterapêuticas para o tratamento do stress. Uma delas é o TCS (Treino do Controle do Stress) realizado por psicólogos especializados, onde se utiliza de técnicas cognitivo- comportamentais, tendo bom índice de sucesso.

Treino do Controle do Stress

O Treino do Controle do Stress é um tratamento que envolve como identificar e reconhecer os sintomas estressores internos e externos, reestruturar a maneira de pensar, desenvolver a assertividade, aprender técnicas de resolução de problemas, aprender a lidar com a ansiedade, estabelecer prioridades, reestruturar o modo de pensar e ver o mundo, aprender a usar o stress a seu favor e finalmente desenvolver um plano pessoal de técnicas de manejo do stress.

Como todo processo terapêutico, o tratamento do stress oferece uma melhor qualidade de vida, uma ótima saúde emocional e excelentes habilidades sociais e profissionais, as quais são necessárias para o bom desenvolvimento da pessoa como ser humano repleto de potencialidades.

Texto escrito por Sílvia Helena Diegoli Machado, psicóloga clínica, especializada em TCS (Terapia de Controle do Stress).

 


 

Agora que você sabe como se auto avaliar e começar a cuidar do stress, não deixe de procurar um profissional especializado quando surgirem os primeiros sintomas. Se precisar, baixe o App do Salus para agendar sua consulta ou solicite agendamento pelo site.

Sem comentários.