A pressão alta, ou hipertensão arterial, é caracterizada pela pressão acima de 14 por 9. É uma doença crônica que não tem cura e, quando não é devidamente tratada, pode aumentar o risco de desenvolver problemas de saúde, como infarto, derrame ou comprometimento renal.

Milhares de pessoas fazem diálise regularmente no Brasil e o tratamento pode durar a vida inteira. Os rins fazem a limpeza do sangue, separando o que deve ser descartado e o que pode ser reciclado. Durante esse trabalho, balanceiam fluídos e minerais, controla a pressão sanguínea, mantêm os ossos saudáveis, ajudam a fazer células do sangue e regulam hormônios.

Quando a pressão está aumentada, hipertensão arterial, a força que o coração precisa fazer para bombear o sangue é maior, pois as artérias estão menos complacentes, ou seja, as artérias oferecem maior resistência à passagem do sangue. Esta força maior que “empurra” o sangue para frente resulta em lesões na parede das artérias.

Esta ação também vale para os rins, pois frente à elevação da pressão as artérias e arteríolas renais são acometidas, resultando em perda progressiva da função excretora do órgão.

Coração e rins andam lado a lado, o funcionamento de um depende do outro. Tudo que maltrata os vasos do coração maltrata os dos rins. Por isso, a pressão alta é tão ruim para esses órgãos, assim como o excesso de açúcar no sangue (causado pela diabetes descontrolada), obesidade e o fumo.

 

Sintomas da pressão alta

Os principais sintomas da pressão alta são:

  • Enjoos
  • Tonturas
  • Dor na nuca
  • Dificuldade para respirar
  • Visão embaçada
  • Dor no peito

 

Tratamento

Para o tratamento da pressão alta pode ser feito com a ingestão de medicamentos anti-hipertensivos, indicados pelo cardiologista.

Além de fazer uma alimentação com pouco sal e gordura, indicada pelo nutricionista, e praticar exercícios físicos regulares, conforme orientação médica e de um preparador físico.

Mas os melhores remédios são os naturais, como a ingestão de vegetais e frutas. Os remédios naturais são muito eficientes no tratamento da pressão alta de uma forma simples e rápida.

Veja alguns exemplos de alimentos que podem nos ajudar nesse controle:

– Água e limão para pressão alta

Devido às suas propriedades, o limão é muito eficaz no tratamento, pois a vitamina C trabalha especificamente como antioxidante em nosso corpo, limpando veias e retardando o processo de envelhecimento.

Como preparar: esprema o suco de meio limão em um copo de água morna, misture bem (sem açúcar) e tome diariamente pela manhã.

– Alho

Muitos estudos já comprovaram que o alho é capaz de diminuir os níveis de pressão sanguínea no nosso corpo. Além disso, o alho auxilia no relaxamento das veias ao estimulá-las na produção de ácido sulfídrico e óxido nítrico. Para atingir a eficácia deste remédio natural é necessário a ingestão de dois dentes de alho por dia.

– Banana

As bananas são capazes de controlar a pressão alta por serem ricas em potássio, um elemento muito eficiente na diminuição do sódio no corpo. Basta a ingestão de uma ou duas bananas por dia para garantir seus efeitos benéficos contra a hipertensão.

 

Exercitar-se, alimentar-se bem e sempre manter a consulta médica em dia, são fatores essenciais para o controle e prevenção da hipertensão. Quer agendar um check-up ou marcar uma consulta com cardiologista com preço acessível? Não perca tempo, baixe nosso aplicativo e cuide-se!

Sem comentários.