Você sabia que consumir refrigerante diet todos os dias pode aumentar o risco de derrame e demência?

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Boston e publicada na revista científica americana Stroke, tomar pelo menos uma lata de refrigerante diet por dia está associado a um risco quase três vezes maior de desenvolver essas doenças.

O estudo ressalta que a versão “normal” das bebidas, adoçadas com açúcar, não está associada ao risco de desenvolver acidente vascular cerebral ou demência, contrariando algumas pesquisas realizadas anteriormente.

De acordo com Matthew Pase, coordenador da pesquisa, “não foi surpresa descobrir que a ingestão de refrigerante diet está associada com acidente vascular cerebral e demência. O que me surpreendeu foi que a ingestão de bebidas adoçadas com açúcar não está associada a esses riscos, porque as bebidas com açúcar são conhecidas por não serem saudáveis”.

Os pesquisadores alegam, no entanto, que não conseguiram provar uma relação direta de causa e efeito entre a ingestão de bebidas adoçadas artificialmente e o aumento do risco de derrame e demência. Segundo eles, trata-se de uma associação, já que o estudo se baseia em observações e os dados são fornecidos por meio de um questionário sobre hábitos alimentares.

Pesquisa

Aproximadamente 4 mil pessoas participaram da pesquisa, que organizou dois grupos de estudo por faixa etária: 2.888 adultos com mais de 45 anos (para analisar a incidência de derrame) e 1.484 com mais de 60 anos (para avaliar os casos de demência).

Os pesquisadores analisaram a quantidade de bebidas e refrigerantes diet e normal ingerida por cada participante, em diferentes momentos, entre 1991 e 2001. Em seguida, compararam com o número de pessoas que foram vítimas de derrame ou demência em um prazo de 10 anos. Durante esse período foram observados 97 casos de AVC (sendo 82 isquêmicos, causados por vasos sanguíneos bloqueados) e 81 de demência (63 compatíveis com Alzheimer).

Segundo algumas análises e ajustes do estudo, conclui-se que o maior consumo recente e de refrigerantes adoçados artificialmente foram associados a um risco maior de AVC isquêmico e demência, como a doença de Alzheimer.

De acordo com a pesquisa, aqueles que consumiam pelo menos uma lata de bebida diet todos os dias eram 2,96 vezes mais propensos a sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico e tinham 2,89 vezes mais tendência a desenvolver o mal de Alzheimer do que aqueles que bebiam menos de uma vez por semana.

Mais estudos

Esse não foi o primeiro estudo sobre o consumo de bebidas diet associadas ao desenvolvimento a problemas de saúde. A pesquisa cita o estudo Northern Manhattan, que teria revelado que o consumo de refrigerante adoçado artificialmente estava ligado a um risco maior de incidentes vasculares, mas não de acidente vascular cerebral.

Outro estudo também mencionado é o Nurses Health Study and Health Professionals, que mostra que o alto consumo de açúcar e refrigerantes adoçados artificialmente foi associado a um risco maior de derrame.

Consumo de Refrigerante

Por que devemos evitar o consumo de refrigerante?

O refrigerante é composto por algumas substâncias que fazem mal para nossa saúde, como:

  • Corante Caramelo: químicos derivados do caramelo que dá cor a bebida e que pode provocar carcinomas (tumor maligno).
  • Ácido Fosfórico: enfraquece ossos e dentes
  • Adoçantes artificiais: dificulta a absorção de cálcio pelo organismo, além de acidificante.
  • Xarope de milho: forma açúcar que aumenta a massa gorda, colesterol e o nível de triglicerídeos.
  • Formadeído: também é um composto cancerígeno.
  • Benzotato de potássio: conservante quebrado em benzeno que exposto ao sol torna-se cancerígeno.
  • Corantes alimentares: em excesso, pode causar danos nas atividades cerebrais, comportamentais, hiperatividade, dificuldade de concentração e descontrole de impulsos.

Existem várias formas de enganar o vício do refrigerante por meio de substituições saudáveis, como: sucos naturais, energéticos, sucos a base de soja, chás gelados (de maneira moderado por conta da cafeína), e até mesmo um vinho ou cerveja (contando que não passe de um copo).

Quanto mais evitarmos o consumo de refrigerante, melhor para nossa saúde.

Já conhece nosso Aplicativo Salus? Baixe e instale em seu aparelho. Agende uma consulta, temos diversas especialidades disponíveis e com preço muito acessível.

Sem comentários.